Product Image
Product Image

Bússola Exploradora

A bússola é um instrumento que serve de orientação e que se baseia na propriedade das agulhas magnetizadas. Na bússola magnética, a direção é determinada a partir de uma ou mais agulhas magnetizadas que apontam para o polo norte magnético sob a influência do campo magnético da Terra.

Antes da criação da bússola, a direção em mar aberto era determinada com a posição dos corpos celestes mas. muitas vezes o céu estava muito nublado e por isso foi necessário encontrar outra forma de navegar muito mais segura, sem depender das condições meteorológicas.

A descoberta de um artefacto de magnetita olmeca que funcionava de forma semelhante a uma bússola gerou teorias de que “os olmecas podem ter descoberto e usado uma bússola de magnetita antes de 1000 AC”.

Joseph Needham atribui a invenção da bússola à China. A primeira referência indiscutível a uma agulha magnetizada nos escritos chineses aparece em um livro escrito durante a dinastia Song. O “Ensaio do tesouro dos sonhos” escrito por Shen Kuo da dinastia Song, datado entre 1040 e 1044, que descreve um “peixe de ferro” indicando o sul flutuando em uma tigela de água e é descrito como um meio para se orientar na escuridão de noite. O primeiro uso de uma bússola de navegação de 48 posições no mar é mencionado em um livro intitulado ” Costumes do Camboja”, escrito por Zhou Daguan , um diplomata da dinastia Yuang. Lá ele descreve sua jornada em 1296 de Wenzhou a Angkor Thom,

A primeira menção europeia de uma agulha magnetizada e seu uso entre os marinheiros ocorre no De naturis rerum (Coisas naturais) de Alexander Neckam, provavelmente escrito em Paris em 1190

No mundo árabe, a referência mais antiga ao dispositivo é encontrada em “The Merchants ‘ Thesaurus “, escrito em árabe por Baylak al-Kibjaki no Cairo em 1282.

Na Europa, a bússola é oficialmente conhecida desde o Renascimento, inicialmente acreditava-se que funcionava por feitiçaria, daí o seu nome mais comum, que é um diminutivo de bruxa; desde o final da Idade Média e até aproximadamente meados do século 19 acreditava-se que a agulha magnetizada apontava para o Pólo Norte e acreditava-se que isso acontecia porque – presumia-se – existia uma gigantesca montanha de ferro ou magnetita em o meio de uma ilha (imaginária) chamada Rupes Nigra.

Bela bússola feita de latão. Possui um corpo muito consistente que lhe confere uma aparência de grande robustez. Também possui um cofre para travar a agulha magnética enquanto ela não está sendo usada. O interior está decorado com uma cartografia antiga e o exterior com uma rosa dos ventos.

Apresentada numa caixa de madeira, esta bússola é um presente perfeito para caminhantes e aventureiros.

É acompanhado por um pequeno folheto com a história da bússola e seu funcionamento.

Medidas:
Diâmetro: 35 Ø
Espessura: 15 mm

Referência:20109561

22.50

Esgotado